Faturamento da indústria fecha 2019 com queda de 0,8% e outros indicadores econômicos

Boa parte dos indicadores industriais negativaram no mês de dezembro, o que impactou o faturamento da indústria no ano passado.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI)faturamento da indústria caiu 1% em dezembro frente a novembro.

O resultado compreende a série com ajuste sazonal e escancara o fraco desempenho da atividade de 2019.

Após cinco altas consecutivas, essa foi a segunda queda seguida e a indústria faturou – 0,8% em 2019 ante 2018.

Dos indicadores, as horas trabalhadas na produção contraíram 1% e o nível de utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 77,5%, isto é, -0,5 ponto percentual na série dessazonalizada, ambos de dezembro comparados a novembro.

Além disso, o emprego contraiu 0,1% no período da série de ajuste sazonal. Em 2019, o indicador recuou 0,3% e, por fim, o rendimento médio real do trabalhador caiu 1,3% na mesma base comparada (-1,5% em 2019).

Hoje, a Fipe publica a inflação da última quadrissemana de janeiro na capital paulista.

Em paralelo, a FGV deve publicar o IPC-S do fim de janeiro em sete capitais, incluída São Paulo.

Posteriormente, o IBGE divulga a produção industrial de dezembro, cujo índice deve ter contraído 0,5% em dezembro na comparação mensal, segundo estimativas de economistas ouvidos pela Bloomberg.

No Chile, a atividade econômica local subiu 1,1% em dezembro na comparação anual com 2018, segundo informou o Banco Central.

Segundo a instituição monetária, o índice foi impulsionado pela resiliência do setor de mineração, mas também pela superação de expectativa após meses de protestos que abalaram o maior produtor mundial de cobre.

Na Europa, o Eurostat divulgará o índice de preços aos produtores de dezembro, enquanto os Estados Unidos publicam uma série de indicadores industriais, como, por exemplo, os pedidos de bens de capital e de bens duráveis, referentes a dezembro.

fastmarkets

Adilson Amorim

Sou Adilson Amorim, Fotógrafo profissional há mais 30 anos, sempre tive o sonho de ter meu próprio jornal. O Tempo foi passando e com o avanço da tecnologia foram surgindo blogs e sites de notícias e o sonho prevaleceu no coração até hoje, e pela a graça e a vontade de Deus, surgiu o Projeto Didi Notícias, um site que irá abordar as principais notícias da grande região de São Desidério e Oeste da Bahia, com dedicação e responsabilidade. É com grande privilégio e entusiasmo que estaremos oferecendo o melhor site de notícias e entretenimento à você que gosta de estar sempre bem informado sobre as notícias de nossa região. Conecte-se conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com