Notícias

RODA VELHA Colégio Maria Edith Rhoden é premiado em Olímpiada Nacional

Equipe SIRIUS conquistou o primeiro lugar no projeto Kurumim de Astronomia, edição 2021, promovido pelo grupo Zenith Aerospace…

O projeto Kurumim de Astronomia, edição 2021, desenvolvido pelo grupo Zenith Aerospace teve a finalidade de incentivar equipes de estudantes do Ensino Fundamental de todo o país a desenvolver experimentos com a temática ‘Guardiões da Amazônia’ para comemorar o lançamento do Amazônia-1, primeiro satélite 100% brasileiro para monitoramento da Amazônia. Neste ano a escola vencedora da Olimpíada foi o Colégio Maria Edith Rhoden do Distrito de Roda Velha, município de São Desidério.

A proposta do Kurumim de Astronomia 2021 era que os participantes fizessem projetos com foco na preservação da fauna e flora da floresta amazônica, e os alunos desenvolveram projeto sobre: Análise da ecoeficiência da grama Bambusa vulgaris (bambu), no estudo sobre o sequestro do carbono e a utilização para reflorestamento de aéreas degradadas, e atenderam aos requisitos exigidos pelo edital. Avaliados por professores da Universidade de São Paulo (USP), eles alcançaram maior engajamento social, apresentaram melhor projeto e melhor relatório, e conquistaram o primeiro lugar.

A equipe SIRIUS mostrou que existe uma crescente preocupação em relação ao desmatamento, local, nacional e até mesmo internacional. Assim, a emissão de poluentes no ar atmosférico atinge picos cada vez maiores. Para o grupo, uma dessas preocupações é a diminuição do sequestro do carbono nas áreas Amazônicas do Brasil, devido ao crescimento do desmatamento em áreas agrícolas e de pecuária, de maneira desenfreada.

Visando a recuperação dessas localidades e ao mesmo tempo controlar o aumento do sequestro do carbono através da fotossíntese, a equipe analisou a espécie de bambu- Bambusa vulgaris, por se tratar de uma grama com grande ecoeficiência no sequestro do carbono e possuir crescimento rápido em relação a outras plantas.

Projeto Kurumim

A equipe SIRIUS é formada pelos alunos Amanda Corrêa Vieira, Anna Francisca Oliveira Telles e Gabriel Matheus Mrovinski, que foram orientados pela professora Daysa Régis Azevedo, que disse estar muito feliz com a primeira colocação. “Quando uma avaliação é feita por grandes mestres, notamos qual valioso é o nosso trabalho e estamos no caminho certo. Temos muito orgulho de fazer parte da equipe do Colégio Maria Edith Rhoden, que vem crescendo em conquistas de diversas Olimpíadas nacionais e elaboração de projetos científicos, tornando referência no ensino de qualidade da região Oeste e do Brasil”, disse a professora Dayza Azevedo

Mostrar mais

Adilson Amorim

Sou Adilson Amorim, Fotógrafo profissional há mais 30 anos, sempre tive o sonho de ter meu próprio jornal. O Tempo foi passando e com o avanço da tecnologia foram surgindo blogs e sites de notícias e o sonho prevaleceu no coração até hoje, e pela a graça e a vontade de Deus, surgiu o Projeto Didi Notícias, um site que irá abordar as principais notícias da grande região de São Desidério e Oeste da Bahia, com dedicação e responsabilidade. É com grande privilégio e entusiasmo que estaremos oferecendo o melhor site de notícias e entretenimento à você que gosta de estar sempre bem informado sobre as notícias de nossa região. Conecte-se conosco!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com