Brasil e MundoDestaqueNotíciasSaúde e Bem estar

Últimas notícias de coronavírus de 12 de março

Número de casos no Brasil passa de 70. Número de mortes na Itália passa de mil. OMS pede que países redobrem comprometimento com o combate à doença.

Combate ao coronavírus — Foto: Martin Mejia/AP.

 

O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil passou de 70.

O Ministério da Saúde contabiliza 60 casos pelo país, segundo balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (12). Esse número, porém, não leva em conta outros 19 casos já informados por outros órgãos. São eles

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta quinta-feira (12) que todos os países “redobrem” o comprometimento contra a pandemia de coronavírus.

Falando a diplomatas em Genebra um dia depois de caracterizar o Covid-19 como uma pandemia, ele também disse: “Descrever isso como uma pandemia não significa que os países devam desistir. A ideia de que os países devem passar da contenção para a mitigação está errada e é perigosa.”

A fala vem um dia depois da agência de saúde da ONU declarar uma pandemia de Covid-19 e dos EUA tomarem uma medida tomada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de bloqueio às viagens para Europa.

A União Europeia criticou esta a decisão unilateral do governo Trump em restringir viagens da Europa para os Estados Unidos por causa do coronavírus, dizendo que a doença não respeita fronteiras.

Na Itália, o número de mortes passou de mil: segundo a Reuters, são 1.016 mortes até esta terça, sendo 189 somente nas últimas 24 horas. A região mais afetada é a Lombardia, com 744 mortes.

Destaques desta quinta-feira (12):

  • A China registrou 80.980 casos confirmados de Covid-19 desde o início do surto
  • Há 3.173 mortes confirmadas por complicações causadas pelo novo coronavírus na China
  • Além da China, 37.371 casos foram registrados e há ao menos 1.130 mortes
  • China declarou o fim do pico do surto de Covid-19 no país
  • Irã tem mais de mais de 10 mil casos da doença e 429 mortes
  • A Itália tem mais de 10 mil infectados e registrou 631 mortes
  • Nos EUA, que restringiu viajantes da Europa, há 1 mil casos e 31 mortes
  • Número de mortes na Itália passa de mil
Mulher limpa o rosto de uma criança com um lenço nas ruas de Pequim, na China, nesta quinta-feira (12) — Foto: Han Han Guan/AP

Mulher limpa o rosto de uma criança com um lenço nas ruas de Pequim, na China, nesta quinta-feira (12) — Foto: Han Han Guan/AP.

 

O governo da China declarou nesta quinta-feira (12) que o pico do surto do novo coronavírus acabou no país. Os novos casos de Covid-19 continuam em declínio, afirmou o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, Mi Feng, em entrevista coletiva em Pequim.

Nesta quinta, foram registrados apenas 15 novos casos no país. A província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro da epidemia, registrou apenas oito novas infecções. É a primeira vez que Hubei registra uma contagem diária de menos de 10 novos casos.

Casos no Brasil

Governo diz que lista oficial de casos confirmados tem 60 infectados até a manhã desta quinta, mas ainda falta contabilizar outros pacientes já confirmados pelos estados.

O Ministério da Saúde publicou uma portaria que define como serão feitos o isolamento e a quarentena para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença Covid-19.

O texto prevê que agentes de vigilância podem recomendar o isolamento para pessoas que tiveram contato próximo com alguém infectado enquanto o caso delas estiver sendo investigado.

Ainda sobre os profissionais de saúde, o Governo anunciado nesta manhã a contratação de 5,8 mil médicos para atender a demanda que deve ser gerada pelo novo coronavírus. A contratação deverá ocorrer até 7 de abril.

No Rio de Janeiro, o secretário de Saúde do estado, Edmar Santos, anunciou, na manhã desta quinta-feira (12), o primeiro caso de transmissão local do coronavírus.

“Tivemos ontem a confirmação do exame de contraprova pela Fiocruz que faz com que o Rio de Janeiro tenha tido o primeiro caso de transmissão local do vírus”, disse Santos durante entrevista ao Bom Dia Rio.

Casos na Europa

Na Espanha, a ministra da Igualdade, Irene Montero, foi diagnosticada com o novo coronavírus. Ela é parceira de Pablo Iglesias, vice-primeiro-ministro do país, que entrou em quarentena. Todos os ministros do governo vão ser submetidos a testes ao longo do dia.

Todos os museus estatais de Madri, incluindo Prado, Rainha Sofia e Thyssen-Bornemisza, vão fechar suas portas ao público devido à epidemia de coronavírus que afetou a capital espanhola, afirmaram nesta quarta-feira autoridades do país. Todos os jogos da Liga espanhola de futebol estão suspensos.

A Irlanda e a Dinamarca anunciaram o fechamento de creches, escolas e universidades (veja no vídeo abaixo). A banda britânica de rock The Who cancelou turnê no Reino Unido devido a coronavírus.

Coronavírus: República da Irlanda anuncia que creches, escolas e universidades vão fechar

Coronavírus: República da Irlanda anuncia que creches, escolas e universidades vão fechar.

 

Autoridades austríacas confirmaram a primeira morte de um homem de 69 anos em Viena por causa do novo coronavírus. A Áustria já registrou 302 casos de infecção.

Sem público por causa do coronavírus, Comitê Olímpico Internacional (COI) iniciou o revezamento da tocha olímpica. A cerimônia, na Grécia, aconteceu só com presença de jornalistas e poucos convidados.

Sem público por causa do coronavírus, COI inicia revezamento da tocha olímpica

Sem público por causa do coronavírus, COI inicia revezamento da tocha olímpica.

 

O ministro da Saúde grego confirmou a primeira morte provocada pelo coronavírus. O paciente de 66 anos contraiu a doença durante um tour religioso em Israel e Egito no mês passado. Ele morreu em um hospital em Patras, a 204 km de Atenas.

Famosos e autoridades infectados

No Brasil, o Secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, está com coronavírus, segundo o governo. Ele ficará de quarentena em casa.

Tom Hanks e sua mulher, Rita Wilson, foram diagnosticados com o novo coronavírus. Eles estavam na Austrália para as gravações de um filme, ainda sem nome, sobre Elvis Presley.

O próprio ator confirmou a notícia em seu perfil no Twitter nesta quarta-feira (11). Tanto ele quanto Wilson têm 63 anos de idade.

Após de retornar de uma viagem à Londres, na Inglaterra, o primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, informou por meio do Twitter que irá ficar de quarentena em casa e cancelará seus compromissos no período.

Cancelamentos

A banda britânica de rock The Who cancelou uma turnê que faria pelo Reino Unido devido à pandemia de coronavírus, apenas quatro dias antes de subir ao palco em Manchester.

Temores sobre a rápida proliferação do vírus levaram a cancelamentos de shows e eventos esportivos ao redor do mundo, incluindo o torneio de tênis de Indian Wells e o festival Coachella, e levantaram questionamentos sobre a Olimpíada de Tóquio.

No Brasil, a Campus Party Amazônia foi adiada por conta do coronavírus. O evento, que aconteceria em Manaus entre os dias 18 e 22 de março, ainda não tem nova data.

Pandemia

Na quarta (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que há uma pandemia de Covid-19. Essa é a primeira vez que um coronavírus provoca uma pandemia – o termo que se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

O novo coronavírus já atingiu mais de 124 mil pessoas em todo o mundo e deixou mais de 4,6 mil mortos.

A organização estima que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas. Apesar disso, os diretores ressaltaram que a declaração não muda as orientações, e que os governos devem manter o foco na contenção da circulação do vírus.

Governo e parlamentares brasileiros discutem ações de combate ao novo coronavírus

Governo e parlamentares brasileiros discutem ações de combate ao novo coronavírus.

 

 

Mostrar mais

Adilson Amorim

Sou Adilson Amorim, Fotógrafo profissional há mais 30 anos, sempre tive o sonho de ter meu próprio jornal. O Tempo foi passando e com o avanço da tecnologia foram surgindo blogs e sites de notícias e o sonho prevaleceu no coração até hoje, e pela a graça e a vontade de Deus, surgiu o Projeto Didi Notícias, um site que irá abordar as principais notícias da grande região de São Desidério e Oeste da Bahia, com dedicação e responsabilidade. É com grande privilégio e entusiasmo que estaremos oferecendo o melhor site de notícias e entretenimento à você que gosta de estar sempre bem informado sobre as notícias de nossa região. Conecte-se conosco!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com